hit counter Blog do August: A tragédia no Rio e a reeleição
Frases nos MSN de meus amigos
"Nunca fale a Deus que tem grande problema. Fale ao problema que tem um grande DEUS."
Marcos Mantovani
Me seguir no Twitter para se tornar um SAB.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A tragédia no Rio e a reeleição


Com toda essa tragédia no Rio de Janeiro, vejo todos reclamando (com razão) das autoridades.

Tive a curiosidade de conferir ( http://www.tre-rj.jus.br ) em quem votou a população dos municípios atingidos. Infelizmente, obtive apenas os dados da votação de governador, pois, os dados da eleição de 2008 para prefeito não estavam disponíveis.

No dia 03/out/2010, ou seja, três meses atrás, a população aprovava tanto o governo de Sérgio Cabral que o reelegeu, com folga, no 1º turno. Nos municípios atingidos, a menor votação foi de 69,49% em Petrópolis.

Se a maioria absoluta estava satisfeita, porque tanta crítica agora? Me lembro tragédia similar aconteceu em Angra dos Reis. Na ocasião, o bem votado Governador sequer foi visitar as vítimas. Dessa vez, só o fez acompanhado de Dilma.

Em quanto não aprendermos a votar, iremos continuar assistindo essas tragédias, ou, pior, seremos as vítimas.

Aqui na Bahia mesmo com a segurança pública, a saúde e a educação em crises, Jaques Wagner foi também reeleito no 1º turno com facilidade.

Podemos mesmo reclamar? Poder podemos, mas, com a ressalva que também somos culpados por eleger os mesmos, dando a eles votação expressiva e a falsa sensação de que está tudo bem. Não está!

Vejam o percentual de votação, nos municípios atingidos, do governador SÉRGIO CABRAL, recém reeleito no Estado do Rio de Janeiro:

1) Nova Friburgo:  71,37%;
2) Teresópolis: 75,09%;
3) Petrópolis: 69,49%;
4) Sumidouro: 83,01%;
5) Areal: 79,65%;
6) Bom Jardim: 81,31%;
7) São José do Vale do Rio Preto: 80,42%.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br