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domingo, 31 de julho de 2011

Meu test drive do carro chinês Lifan 620

 
Nesse fim de semana fui conhecer um carro que ainda não tinha visto nas ruas, apenas em anúncios de jornal.

Trata-se do Lifan 620 ( www.lifanmotors.com.br ), carro sedã que traz um pacote quase completo de acessórios,  itens de segurança e garantia de 3 anos, pelo preço de R$ 42.000,00.

Digo quase completo, pois, ainda não conta com modelo de câmbio automático. Fui informado que chegará em dez/2011, acompanhado de teto solar.

De série o carro traz muita coisa. Destaco o motor 1.6 (gasolina), ar-condicionado, direção hidráulica, duplo air-bag, freios ABS+EBD, rodas de liga leve de 15', sensor de estacionamento, sensor crespuscular, faróis de milha, trio elétrico, som com MP3/USB e bancos em couro (preto, pois, imagens na internet aparecem com uma cor beje clara, que era a do modelo 2010).

Sem conhecer o carro, esperava (bem) menos do que vi e senti ao dirigi-lo.

De fora o design agrada, apesar de não surpreender. As maçanetas são cromadas. Os farós dianteiros apresentam iluminação em LED. Há luzes das setas nos retrovisores... Tudo de bom gosto.

Por dentro o acabamento do couro dos bancos é bom. Surpreende a pouca existência de peças plásticas, daquelas que enchem o interior da EcoSport. Porém, as que existem, como no porta luvas, são finas, não passando tanta segurança de resistência com usuários menos cuidadosos.

Há um contraste estranho entre o design do volante e um acabamento que vai de porta a porta, passando por todo o painel. Enquanto o primeiro passa a impressão de um esportivo, o segundo trata de uma faixa que imita madeira, passando um ar sério ao carro.

Por falar em painel, ele é feito de um material emborrachado, que passa uma boa impressão de resistência e acabamento.

Há porta-copos dianteiros e traseiros. Os dianteiros (cabem dois copos) se destacam por existir uma regulagem que permite ajustá-lo de acordo com a largura do copo, para um apoio firme. Os traseiros ficam no apoio central para os braços, que pode ser recolhido caso estejam os três ocupantes atrás.

Há um apoio central para os braços do motorista e carona. Aqui, outra novidade: existem duas aberturas para porta objetos. A primeira mais fina, para chaves, celular etc. A segunda, mais profunda, para objetos maiores.

Os botões (de comandos de som no volante, de acionamento do ar-condicionado, vidros etc.) não parecem ser tão robustos, mas, são todos bem localizados.

Os retrovisores são ajustados através de comandos elétricos.

Ao dirigir o carro, parece que o motor 1.6 dá conta do recado e com o ar-condicionado ligado (que por sinal gelou muito bem). Porém, no percurso do test drive não tinha ladeiras para o teste de fogo.

A alavanca da embreagem é mais resistente à pisada que em outros carros desse porte que já dirigir.

Por outro lado, a suspensão do carro é macia, e o andar foi bem confortável, mesmo com a qualidade irregular do asfalto de Salvador.

Não ouvi nenhum "grilo" interno. Porém, da para ouvir de leve o barulho do motor ao "esticar" as marchas.

A qualidade do som do carro é boa. Percebi bem os graves. Quando estacionei o carro, fui observar as caixas de som traseiras. São grandes, por isso o "barulho" do som me chamou atenção.

O tamanho do porta-malas é "cavalar". Isso me impressionou, pois, de fora o carro não parece ser tão grande, apesar de ser um sedã.

As revisões tem preço fixo. A primeira é a 2.500Km (R$ 177,00). A segunda é aos 10.000Km (R$ 364,00). A partir daí as demais passam ser de 10.000 a 10.000Km (R$ 364,00, R$ 657,00, R$ 502,00, R$ 493,00 e R$ 1.030,00 de 60.000Km).

Pelo que ouvi em uma negociação de venda que presenciei, a concessionária (Bahia Vip, que fica na Barros Reis / Retiro) não dá desconto no carro (preço de R$ 41.980,00). Porém, na negociação é possível garantir o emplacamento 2011, a primeira revisão gratuita e a película solar.

Ouvi também a opinião de um proprietário que estava lá para a revisão de R$ 2.500Km. Me disse que o carro era bom, que estava bem satisfeito, principalmente com o consumo de 12Km/l, considerando uso misto em Salvador e viagens até Candeias.

Por fim, tenho a dizer que se eu desse uma nota 10 aos sedãs consagrados (Corolla, Civic, C4 Pallas e Focus), daria nota 7,5 para esse Lifan 620. Que passaria para 8,0 se realmente lançarem o modelo com câmbio automático.

Resta saber como será o comportamento do carro após uma grande rodagem e como será o atendimento da concessionária. Além disso, quanto será a desvalorização desse carro após dois anos?

Assim como os carros coreanos já estão consolidados, torço também pelos chineses, pois, nossas quatro grandes marcar tradicionais estão entregando pouco e cobrando muito.

Continuarei a conhecer os demais chineses que já chegaram por aqui. O próximo deverá ser o Jac J3.

--
Augusto Gonçalves de Sousa
http://augustobox.blogspot.com
http://twitter.com/augustobox

2 comentários:

Anônimo disse...

mUITO BOM SEUS COMETÁRIOS, ESTOU COMPRANDO UM CARRO E ONTEM FUI VER O 620 E TAMBÉ FIQUEI SUPRESO COM O QUE ENCOTREI, UM CARRO BONITO, COM BOM ACABAMENTO, A UNICA COISA QUE SENTI FALTA, FOI UMA "SAIA" EMBAIXO DAS PORTAS, PARA ESCONDER AS REBARBAS DE FABRICAÇÃO, MAS NADA QUE r$200,00 DA ARRUME.
lOGO APÓS, POR SEREM PROXIMAS, FUI VER UM CIELO DA CHERRY, MUITO BONITO POR FORA, MAS DECEPCIONANTE POR DENTRO.
ACHO QUE SEMANA QUE VEM, VOU TOMAR CORAGEM E COMPRAR O 620 (r$ 40.000,00, AQUI EM CURITIBA)

Anônimo disse...

J. Antonio

Muito bom seu comentario,está bem
coerente e verdadeiro; Pois tenho
um lifan 620 a 4 meses, ele está
com 4.500 km.
O carro é muito bom , confortável,
seguro, bonito o acabamento não
deixa a desejar , o motor da conta
do recado, e analisando-se todo
o conforto, o porte eo requinte
o veiculo é economico, fazendo
uam média de 9,40 na cidade
e 14,25 na estrada andando a
110 / 120 km/h.

 
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